Quem nunca teve problemas com clientes que se comprometem em pagar em dia e no dia do pagamento não se vê nem a sombra dele? Se isso nunca aconteceu com você então meus parabéns.
Mas creio que se você está lendo este artigo agora com toda certeza esta já com dor de cabeça pois tem um ou mais clientes dando trabalho não é mesmo?
Primeiro conheça seus clientes
Principalmente em cidades mais pequenas onde as pessoas se conhecem, isso é comum de se ouvir, não é porque você se encontra com a pessoa todos os dias ou ela frequenta seu estabelecimento quase toda semana que você a conhece.
Mas também quando digo conheça seus clientes, não estou dizendo no sentido de um relacionamento como um amigo, mas um relacionamento profissional, mantenha um histórico de cada cliente em sua empresa analise cada um, aqueles que sempre mantem suas contas em dia, aqueles que tem suas contas em dia porem vez ou outra tem um atraso aqui outro ali, e aqueles que sempre estão atrasando seus pagamentos, essas informações não é apenas importante para tomadas de decisões no momento da cobrança mas também evita inadimplências futuras.
Neste artigo você vai ver:
Não tenha medo de cobrar
Por isso não tenha medo de cobrar seus clientes, pois afinal o atraso do recebimento destes débitos prejudica o crescimento saudável da sua empresa.
Seja cordial, respeitoso nunca arrogante, seja atencioso ao lembrar seu cliente sobre os débitos que ele tem com sua empresa, e acima de tudo seja discreto, para que seu cliente não se sinta humilhado com a situação.
Amigos, Amigos, negócios a parte!
Não caia no papinho da amizade cobre a dívida, se a pessoa for realmente sua amiga irá com toda certeza te entender, caso contrário não era amiga.
Informe seu cliente sempre que possível
Dica: Com o avanço das tecnologias de comunicação, você pode manter junto no cadastro de cada cliente o número do Whatsapp da pessoa caso tenha, é uma outra forma de poder enviar informativos.